Nova York tem várias estações de metrô com obras de arte de diferentes artistas. São exposições permanentes, numa parceria entre a companhia que administra o metrô e artistas diversos que expõem suas obras, permitindo que milhares de pessoas tenham acesso à arte, sem precisar entrar num museu.

E passeando pelo Snap da Cami Cilento (vale muito a pena seguir a Camila do iamleaving2day, tanto no Snapchat, onde ela mostra seu dia-a-dia na Big Apple e dicas incríveis, quanto no Instagram, com suas fotos lindas), fiquei encantada pelos mosaicos hiperrealistas e divertidos do artista brasileiro Vik Muniz, nas paredes da estação do metrô que ela mostrou.

Pesquisando mais sobre a obra, vi que os mosaicos ocupam as paredes de uma, das três estações da nova linha do metrô inaugurada em janeiro deste ano. O interessante, é que essa ampliação foi concebida em 1929, mas começou a sair do papel só em 2007 e pretende alcançar um total de 16 estações, conectando desde a Rua 125, no Harlem, até a Rua Hannover, no coração de Wall Street. O que hoje são 3km, vão chegar a 13,7km ao final da ampliação completa.

O mural de Vik Muniz, batizado de Perfect Strangers, conta com 30 personagens em tamanho real e pode ser visto por você -e por mais de 200mil pessoas por dia, que passam por ali- na estação da Second Avenue com a 72nd St, linha Q. Além de Vik, artistas como Chuck Close e Sarah Sze também possuem trabalhos expostos na estação.

Então já sabem, pros sortudos e felizardos que estiverem indo pra Nova York (espero estar inclusa nessa lista, Deus!), não deixem de ver, fotografar e me contar tudo sobre esses murais lindos depois!

Imperdível!

fotos: architecturaldigest.com, gothamist.com, mnn.com, upout.com, lilkidbigcity.com