Parece que minha festa de 30 anos ficou lá atrás, longe. O rito de passagem, o frio na barriga para tirar o ‘diploma de adulto’, passou. Antes eu ficava pensando que tinha que realizar e conquistar e alcançar todos os meus sonhos ainda nos meus 20 e poucos, mas a verdade, é que a vida começa a dar certo é DEPOIS DOS 30. Sabe quando tudo vai se encaixando?! O melhor é aprender em todas as fases da vida. Hoje, posso me considerar entendida do assunto e guardar as 30 lições mais importantes, que agora divido com vocês.

  1. Aprendi a me alimentar melhor, a cuidar do meu corpo e da minha mente. Não basta só exercitar os músculos. O cérebro precisa de tanto cuidado quanto.
  2. Eu não ligo pra opinião das pessoas que não me conhecem bem. Apesar de ser tímida, não tenho medo de ousar (oi, #instalook!) e usar tudo o que acho legal e diferente.
  3. Seus pais têm sempre razão. Ouça mais o que eles têm pra falar, os conselhos, as broncas, as experiencias. Acredite, essa conexão é muito valiosa. Acredite neles!
  4. Tenho a impressão de que todo mundo é mais novo que eu. Na academia, no restaurante, no trabalho, e isso é um pouco assustador.
  5. Pedir desculpas, ser gentil com as pessoas, faz bem. Trate os outros, como gostaria de ser tratado. Educação nunca é demais.
  6. Dormir mais cedo e acordar mais cedo virou minha rotina. E tudo bem com isso! Assim, fico mais disposta para trabalhar. #alertaterceiraidade
  7. Viajar é a melhor experiência do mundo! Não perca nenhuma oportunidade de conhecer novos lugares e culturas. Afinal, “uma mente que se abre, jamais voltará ao seu tamanho original”, já dizia Einstein.
  8. Estou começando a colher os frutos do meu trabalho, mas sei que tenho muito o que aprender e melhorar ainda.
  9. Não fume, não beba, se livre do refrigerante, enfim, não se envenene! Mais uma vez, cuidar da saúde é imprescindível e exageros não serão úteis no futuro.
  10. A grama do vizinho nem sempre é tão verde quanto parece. Se é, não é por sorte, mas porque ele se dedicou ao jardim. Dedique-se ao seu também.
  11. Ouça mais, sem julgar. Tente entender o outro lado da historia, de onde a pessoa vem e o que ela passou até aqui. Esteja aberto.
  12. Prefiro qualidade, a quantidade. Seja num restaurante, nas compras, em uma viagem. A gente fica mais seletiva ‘com a idade’.
  13. Seja a melhor versão de você mesmo, sem ficar se comparando com outras pessoas. Reconheça seus pontos fortes e vá em frente. Você é único!
  14. Dou graças por sempre ter sido organizada. Isso faz toda diferença hoje.
  15. Cerque-se de pessoas positivas, afinal é você que escolhe quem fica e quem sai da sua vida. E não se esqueça: os outros vão te tratar da maneira que você permitir. Respeite-se e imponha respeito.
  16. Eu guardo dinheiro, pago previdência privada, tenho aplicações no banco e não tenho medo de gastar em coisas que me fazem bem (ou seja, viagens).
  17. Escute mais aquela voz dentro de você. Intuição é dom de Deus. Se você aprender a usa-la, vai aumentar suas chances de sucesso e diminuir os arrependimentos.
  18. Eu aceito os meus defeitos e convivo em paz com TODOS eles.
  19. Alguns alcançam seus sonhos antes dos outros, independente da idade. Nada de sofrer por isso! O importante é saber que tudo acontece no seu tempo.
  20. Os tombos, as decepções, os ‘traumas’ que já foram feridas, hoje são só cicatrizes pra lembrar o que passei, que sobrevivi e o quanto amadureci.
  21. Casamento não é uma instituição falida! Se você encontrar -e vai encontrar, pode ter certeza- uma pessoa que te ame, aceite seus defeitos e te respeite acima de tudo, a convivência é linda e faz os dois crescerem muito como pessoas.
  22. Apesar de muito bem resolvida, a sensação é essa, como diria a Sandy, “sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem”. #StoryOfMyLife
  23. O lado bom, é que você parece finalmente ter seu corpo, seu coração e sua alma, alinhados.
  24. A quantidade de amigos parece diminuir, mas a verdade é que só restam os verdadeiros. Mantenha o contato. Quem tem amigos, tem tudo. Mesmo que dê pra contar nos dedos.
  25. Hoje tenho minha casa, meu carro, pago minhas contas e posso fazer o que quiser com minhas noites de sexta…se for resumida a uma taça de vinho e Netflix, melhor ainda.
  26. Decidi não definir meu estilo. Uso o que gosto, o que acho diferente e às vezes, até o que não me cai tão bem. O incomum é mais interessante.
  27. Agora entendo completamente quando ouvi o Bial dizer “use filtro solar”. Todos os dias!
  28. Perder pessoas que você ama é uma realidade que pode ficar mais próxima. Ame seus pais, seus avós, sua família. Olhe nos olhos deles, ouça suas historias, respeite o que eles fizeram para chegar até aqui. A gente nunca sabe quando vai ser tarde demais.
  29. Depois dos 30 você é considerado apto a dar conselhos. Pessoas que viram você nascer e te consideravam eternas crianças, agora conversam de igual pra igual.
  30. Ter uma religião ou desenvolver sua espiritualidade é o que vai te salvar desse mundo louco. Mantenha uma relação diaria com Deus. Isso vai te guiar, dar forças e trazer paz pra sua vida. Ore. Medite. Escute o que Ele tem pra te falar.

Deu pra perceber que o resultado final é positivo, né?! Não precisa ter medo de fazer 30 anos. Só posso agradecer à Deus e pedir que os próximos 5 anos, até a chegada dos 40 (ouch!), sejam tão esperançosos, motivadores, libertadores e cheios de conquistas, quanto foram até aqui.

“Hey, world, I’m 35!”